QUAL O MELHOR SOFTWARE DE ILUMINAÇÃO?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Descubra tudo sobre iluminação

Olá Lighting interessados! Hoje vamos falar sobre software de iluminação, qual o software que uso e recomendo.

A função do projeto luminotécnico é estruturar a iluminação, escolher peças e atender às recomendações de desempenho das normas referentes à cada uso. Para calcular a quantidade de luz em um ambiente ou em uma superfície, ou até mesmo em um determinado ponto possuímos alguns métodos de cálculo. O Método dos Lúmens e o Método Ponto a Ponto são os mais comuns.

Fonte: https://pt.slideshare.net/mackenzista2/metodo-dos-lumens

Fonte: https://pt.slideshare.net/mackenzista2/metodo-ponto-a-ponto

Ok! Sei que bateu aquele desespero… Por estas fórmulas serem extensas e complexas podemos encontrar várias ferramentas que nos auxiliam nestes cálculos! Alguns fabricantes desenvolveram sua própria ferramenta e disponibilizam-na gratuitamente para os que as quiserem usar, como a ITAM possui o Softlux e a Philips o Calculux… O porém destas ferramentas é que elas acabam restritas às peças do fabricante e limitam o projeto à uma única marca. O Dialux EVO e o Relux são as ferramentas mais utilizadas pelos Lighting Designers atualmente. Estas ferramentas aceitam luminárias de qualquer marca que disponibilize o seu arquivo IES (extensão do arquivo da luminária para projetos luminotécnicos reais).

Estes softwares já trabalham o projeto em modo 3D e é possível inclusive criar imagens renderizadas. Mas é importante lembrar que não são feitos para isto, portanto não produzirão imagens foto realistas! Para seu 3D parecer uma foto do ambiente, é interessante usar softwares de render, como V-Ray, ou Luminon, mas atente sempre pra primeiro calcular a iluminação em um software de projeto luminotécnico!

 

Aqui estão os sites para baixar os dois softwares:

Dialux EVO: https://www.dial.de/en/software/dialux/download/dialux-evo-download/

Relux: https://relux.com/en/

Ah, o Dialux possui versão em português, o Relux não.

 

Depois me conta como foi? Qual dos dois você mais se identificou?

Grande abraço!

Marina

Marina

Deixe seu comentário

Assine para receber novidades

Fale com uma consultora:
Rolar para cima